
Nível Básico
Número de Passos: 4
Comprou um produto com defeito? A empresa é ou foi negligente? Não intregou no prazo? Pois é, os sites para reclamações servem basicamente para críticas a produtos, serviços ou sites na Internet.

Reclame Aqui (Foto: Reprodução)
Passo 1. O mais popular é o Reclame Aqui. O site se mostra como local onde o consumidor pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra e venda de produtos ou serviços. O sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão que preencha corretamente o cadastro no site.Sem qualquer custo a reclamação é publicada e um aviso é encaminhado via e-mail à parte reclamada, caso a empresa tenha seu Serviço de Atendimento ao Cliente cadastrado no Reclame Aqui, claro. O site também tem um ranking sempre atualizado das empresas conforme critérios de número de reclamações, tempo de resposta, ausência de resposta, índice de solução, número de avaliações, nota do reclamante e índice de voltar a fazer negocio com a empresa considerados a partir do momento da publicação e da respostas das mesmas. O sistema é totalmente automatizado, não havendo interferência de operador na geração dos dados de ranking. Além disso, o site trás notícias, acompanhamento de compras e um ranking com as melhores empresas, que levam o selo RA 1000.

You Law (Foto: Reprodução)
Passo 2. "Acessar a Justiça é muito simples e o direito é seu." Assim é a 1ª página do You Law, um site que se põe como meio alternativo para solução de conflitos que consiste na reunião de consumidores insatisfeitos decididos a buscar os seus direitos na Justiça.O YouLaw é uma ferramenta desenvolvida por operadores do direito e disponibiliza uma petição judicial elaborada em conformidade com as determinações legais e orientações do Poder Judiciário. Eles orientam quais documentos são necessários para você entrar com uma Ação Judicial nos Juizados Especiais Cíveis. Também indicam os tribunais mais próximos, de acordo com sua região e auxiliam em como proceder numa audiência de conciliação. Tudo isso para mostrar que lutar por seus direitos é acessível a todos e, assim, desafoga o judiciário de tantos processos.

Zaanga (Foto: Reprodução)
Passo 3. Outra opção, um pouco parecida com o Reclame Aqui, é o Zaanga. Parecido com comunidades do Orkut do estilo "Eu odeio empresa X, no site você pode encontrar pessoas com histórias iguais a sua e descobrir resolver o caso. É um site voltado o coletivo em busca de soluções. Você também pode se identificar com uma queixa já existente e assinar a mobilização. A partir de um número de assinaturas o Zaanga enviará a mobilização para os órgãos competentes: PROCONS, agências reguladoras e Ministério Público.Passo 4. Além dos 3 sites citados acima, você ainda pode procurar o Reclamão, o Nunca Mais, o Denuncio e o Você Reclama. Todos dispostos a ajudar gratuitamente ao consumidor a se defender.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário