terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DARPA cria equipamento capaz de ocultar objetos no tempo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJ5fGdtLNFQ8g5REwPTJutvjScocya6yIVYw5lsfHX1AwddgdB9Jw5ONihe-_lUnNQ24M872Gqq9DsZBQT_3JLe_Na2ZALDjl6GecQuqtk2OmpvBCWF-QbOyw7Gp4uffFwqbo_UvpJGBVy/s1600/maquina-do-tempo.jpg 


Físicos apoiados pelo Pentágono, nos Estados Unidos, anunciaram no dia 4 de janeiro que conseguiram desenvolver um sistema capaz de ocultar acontecimentos e objetos durante uma pequena fração de tempo. O dispositivo, portanto, torna algo invisível no tempo e não no espaço.
laser 
Tecnologia pode contribuir para sistemas de
transmissão de dados mais seguros
(Foto: Reprodução)
Detalhes sobre o estudo foram publicados pela revista Nature e o funcionamento da “capa de invisibilidade temporal” utiliza o princípio de que as frequências de luz se movem a velocidades ligeiramente diferentes.
A capa utiliza um cabo de fibra ótica e transmite uma frequência de luz que o olho humano reconhece como verde. O raio de luz verde atravessa uma lente que o decompõe em dois raios diferentes, um azul, que se move mais rápido, e um vermelho, mais lento. Se você conhece o *Efeito Doppler associado às frequências de luz, fica fácil entender como os cientistas chegaram ao feito.
A pequena variação de velocidade entre a luz azul e vemelha já é suficiente para criar o pequeno gap de informação. Esta lacuna de tempo é aumentada com um obstáculo translucido, dando tempo para que outro raio de luz seja disparado. Este raio de luz, que ocupa o breve intervalo de 50 milésimos de nanossegundos é indetectável. Ele existe no espaço, mas não no tempo. Depois disso, a luz azul é desacelerada e a vermelha acelerada para recompor a luz verde original.
Os cientistas envolvidos no projeto trabalham para ampliar o espaço de tempo da capa de invisibilidade temporal. Entre as muitas aplicações para a tecnologia, uma das mais promissoras é o envio de informações que não poderiam ser detectadas e, portanto, interceptadas por hackers.

O que eu acho?
É...cada vez mais eu vejo que a Ficção está cada vez mais próximo da realizadade.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/

*O Efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Foi-lhe atribuído este nome em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842. A primeira comprovaçao foi obtida pelo cientista alemão Christoph B. Ballot, em 1845, numa experiência com ondas sonoras.
Em ondas eletromagnéticas, este mesmo fenômeno foi descoberto de maneira independente, em 1848, pelo francês Hippolyte Fizeau. Por este motivo, o efeito Doppler também é chamado efeito Doppler-Fizeau.





Nenhum comentário:

Postar um comentário