Dark Souls
Um dos grandes exemplos dessa corrente foi Demon's Souls, um jogo criado pela From Software em exclusivo para a PS3, no qual, o jogador via-se a cargo com o objectivo tudo menos fácil, de salvar um reino entregue à miséria, caos, peste e criaturas saídas dos confins dos vossos pesadelos.
Embora grande parte dos jogadores não acreditassem queDemon's Souls fosse vingar, a verdade é que muitos quiseram resistir ao ambiente opressivo e muitas horas de frustração.
Tudo isto são promessas de Dark Souls, mas valerá a pena passar por mais um tormento?
Após criarem a vossa personagem (já falaremos mais pormenorizadamente disto), Dark Souls coloca-vos num dos calabouços do Undead Asylum, uma prisão preparada para albergar os mortos vivos até ao fim dos tempos.
Vocês são apenas mais um dos muitos mortos vivos enclausurados nesta zona decrépita, mas o destino muda drasticamente quando um guerreiro lança um corpo para dentro da vossa cela, e nas vestes deste, encontram a chave da vossa porta.
O "passeio" feito pelo Undead Asylum serve um pouco como um tutorial de como é jogar Dark Souls. Pelo caminho, vão apanhar o primeiro escudo, a primeira arma, perceber como se ataca, como se defende, como podem equipar as armas e os objectos, correr, rebolar, usar as armas com uma ou duas mãos, etc. Tudo isto é explicado através das muitas marcas deixadas pelo chão, que podem ser feitas pelo jogo em si, ou por outros seres humanos através do modo online.
A jogabilidade que vão encontrar depende em muito da personalização que fazem à vossa personagem. Embora seja possível jogar com um homem ou mulher e mudar o aspecto visual em alguns parâmetros, a vossa classe é que vai definir tudo o resto, havendo estilos que vão doWarrior (Guerreiro) normal, passando pelo Sorcerer (Feiticeiro) típico, e outras classes mais ágeis, sem esquecer o Thief (Ladrão) e o Ranger (Arqueiro).
Quando acabam por sair doUndead Asylum em direcção à mítica terra de Lordran, percebem que a From Softwaredeixou para trás a zona de umLobby ao estilo do Nexus deDemon's Souls, no qual podiam comprar magias, armas, evoluir a personagem e aceder às diferentes zonas do mundo.
Em Dark Souls, a exploração é feita de uma forma diferente. Aqui, vão encontrar um mundo aberto, que podem percorrer de diversas formas e por caminhos bem diversos.
Embora o objectivo seja praticamente o mesmo, existem várias formas de o atingir, e podem sempre contar com uma forte oposição, ao bom e velho estilo de bosses gigantescos ou grandes vagas de inimigos.
Embora tenha vários cenários para explorar, a progressão é ajudada gradualmente através deBonefires, fogueiras colocadas em determinadas zonas do mapa, as quais permitem que recuperem vida, evoluam a vossa personagem ou voltem à vida após terem sido derrotados, entre outras mais-valias.
De resto, praticamente tudo o que é feito em Dark Souls requer o uso das muito desejadas Souls. Souls é algo que abunda neste universo, mas podem acabar por perdê-las tão depressa como as ganham. Quando encontram uma alma abandonada, ou cada vez que matam um inimigo, este liberta uma quantidade de Souls (ou certos itens), no entanto, quando vocês acabam por sucumbir, também as vossas almas ficam perto do local da morte, e só conseguem recupera-las, se voltarem ao mesmo lugar sem morrer, por isso cada movimento tem de ser bem medido e cada Soul bem aproveitada.
A pressa é inimiga da perfeição e este é um daqueles jogos que castiga de forma cruel e fria todos aqueles que forem descuidados ou arrisquem mais do que devem. Por isso, preparem-se para morrer vezes sem conta, mesmo depois de várias horas de experiência.
Embora não seja difícil de se jogar, Dark Souls é um jogo que exige muita paciência, dedicação e horas incontáveis de esforço. Existe sempre alguma espécie de estratégia ideal para derrubar um inimigo, e na maior parte das vezes, podem usar uma parte do cenário para ganhar vantagem sobre um boss, mas por mais que aprendam e joguem, este é o jogo que exige que estudem o inimigo, percebam as suas fraquezas e ataquem na altura exacta, mesmo que para isso tenham de morrer várias vezes.
Embora percorra um caminho muito próprio dentro do seu género e tome decisões algo diferentes do que é comum, Dark Souls não está isento de pequenos erros, defeitos ou omissões que podiam fazer dele um jogo bastante melhor. Para começar, os NPC's são normalmente demasiado vagos e poucas ou nenhumas vezes tem algo de importante para nos contar, o que transforma Dark Souls num jogo de procura ao estilo "take a wild guess" tal como nos RPG's à moda antiga. A isto podem juntar um tutorial que cobre os básicos, mas que podia ser mais "amigável" a início, antes de nos atirar de imediato para a boca dos lobos.
Relativamente ao compêndio visual, Dark Souls está muito melhor do que Demon's Souls, com texturas muito mais polidas e limpas, cenários deslumbrantes e massivos e alguns dos inimigos mais impressionantes e imponentes que já vimos nesta geração. Claro que não existe como fugir à presença de inúmeros bugs, especialmente no que toca à colisão entre personagem ou com o cenário.
Quanto à música, esta é algo rara ao longo de toda a aventura, sendo dado maior destaque aos soberbos sons do ambiente envolvente, mas cada vez que é necessário que a música entre em acção, podem contar com composições épicas, recheadas de cânticos femininos pesados, que voltam a vincar mais uma vez a sensação de desespero e pressão que o jogo tanto faz passar.
Porém, os verdadeiros puristas de videojogos vão constatar que existe muito para ver e fazer emDark Souls e o seu conteúdo e jogabilidade acabam por estar muito bem consolidados, sendo uma das experiências mais sólidas deste ano no que toca a esforço/recompensa.
Resumindo, Dark Souls podia ser utilizado como uma forma de tortura para punir alguém. A sua dificuldade é digna de masoquistas e a paciência necessária para acompanhar a linha de aprendizagem constante é digna de um santo, mas a recompensa que oferece após cada obstáculo é sem dúvida o que faz com que queiram continuar a jogar. Não pensem neste jogo como diversão, mas sim como um desafio, e a vossa grande recompensa será poder dizer que o terminaram, embora tenham sofrido muito pelo caminho.

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