quarta-feira, 21 de março de 2012

Seagate desenvolve tecnologia que permite HDs de 60 TB

http://dccomputadores.com.br/bloghomologa/wp-content/uploads/2011/04/seagate_1.jpg 
  A Seagate desenvolveu uma técnica que permite a construção de HDs com até 60 TB, sem aumento nas dimensões físicas do equipamento. A tecnologia, que vem sendo trabalhada há dois anos, chama-se HAMR (heat assisted magnetic recording ou, em tradução livre, gravação magnética assistida por calor). A técnica permite densidade de dados de 1 terabit por polegada quadrada no disco. Isso significa que um HD de 3.5 polegadas, comum em desktops, chegaria a 60 TB. já um disco de 2.5 polegadas, típico em notebooks, iria a 20 TB.
Seagate trabalha em novo método de gravação dos discos rígidos (Foto: Reprodução) 
Seagate trabalha em novo método de gravação dos discos rígidos (Foto: Reprodução)
Em resumo, a tecnologia HAMR permite a gravação de dados nos discos rígidos driblando algumas limitações físicas dos materiais. Usando aquecimento por laser, os dados podem ser escritos em bits que ocupam espaço físico muito menor, aumentando, assim, a densidade da superfície do disco.
O que se faz, hoje, para aumentar o espaço de um disco é espremer o mais que se pode a informação para aumentar a capacidade. O problema é que tanto quanto menor é o dado gravado no disco, mais sujeito a deterioração ele estará. Usando o método HAMR, é possível encolher ainda mais os dados de maneira confiável.
De acordo com a Seagate, os primeiros discos rígidos com esta tecnologia devem surgir no mercado nos próximos anos. A HAMR subsituirá a PMR (perpendicular magnetic recording ou gravação magnética perpendicular) introduzida comercialmente em 2005 e presente nos HDs atuais.

A estimativa é que a HAMR tenha fôlego para superar o tempo de vida da PMR e oferecer competividade com os SSDs. Segundo estimativas da Microsoft, os SSDs deixaram de ser viáveis depois da barreira dos 16 TB.

http://viniciusleitao.com/wp-content/uploads/2011/09/techtudo-450x255.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário