Olá galeraaaaeeeeeSHAZAM!
Será difícil falar sobre esse filme sem contar SPOILER, mas tentarei. SPOILER só no final...mas eu aviso antes! Fique tranquilo! Pode ler até meu aviso mais abaixo!
Obs: Não sou grande fã do detetive mascarado! Sou putinha do Superman! Por tanto meus comentários não serão de um cuequinha verde do Batman, mas sim de um cinéfilo!
Sobre o cinema:
Fui no sábado dia 28 de julho assistir Batman - Cavaleiro das Trevas Ressurge no cinema Cine Araujo no Shopping Guadalupe. Fiquei na poltrona que é reclinável com um telão (IMAX)! Sensacional. Foi muito mais confortável do que ver Vingadores 3D no Cinemark.
Sobre o filme:
Assistir ao ultímo filme da trilogia do Batman orquestrado por Nolan foi um presente para meus 20 anos de leitura de HQs e para meus olhos!
O filme está com um conjunto impecável que o torna, um filme além do "Filme de Super Herói", sera visto e apreciado por várias gerações! A trilha sonora foi espetacular (créditos para Hans Zimmer), foi muito bem utilizada no filme, consegue adicionar na condução das cenas do filme. Atenção para o momento na qual a "guerra" já vista nos trailers, acontece e a musica cessa e só é ouvido o barulho de socos e chutes! (Sensacional - Tenso)! Nas cenas de ação, quase não se foi utilizado CG, ou os famosos efeitos de computador. As cenas são grandes, épicas e são de tirar o folego.
Novamente a direção de arte, e a direção de fotografia são competentes ao dar a Gotham City o costumeiro ar sombrio, escuro e sóbrio, contribuindo de maneira importante para que a cidade ganhe cada vez mais um ar realista e pessimista.
Nolan inicialmente se mostrou hesitante sobre uma terceira continuação da série, mas concordou em voltar depois de desenvolver uma história com seu irmão e David Goyer, que em sua opinião seria uma conclusão satisfatória para a série. O filme se inspira na série de quadrinhos Batman: Knightfall (1993), série que marcou o surgimento do vilão "Bane"; em The Dark Knight Returns (1997), em que Batman volta a Gotham City após uma ausência de dez anos, e em Terra de Ninguém (1999), em que um grande terremoto abala Gotham.
Quando Goyer saiu para trabalhar em Superman-The Man of Steel, Jonathan Nolan estava escrevendo um roteiro baseado na história de seu irmão e de Goyer. Em março de 2010, Nolan confirmou seu envolvimento no projeto e disse que este será seu último filme de Batman e uma conclusão para a história:
"Sem entrar em detalhes, a chave que faz o terceiro filme ser uma excelente possibilidade para nós é que queremos terminar a história. E vendo-a como o encerramento de uma história ao invés de estourar o balão indefinidamente e expandir a história... Estou muito excitado sobre o fim do filme, a conclusão, e o que fizemos com os personagens. Meu irmão veio com algumas coisas bem excitantes. Diferente dos quadrinhos, essas coisas não duram eternamente em filme e olhá-la como como uma história com um fim é útil. Vendo-a como um final, isso o coloca no trilho certo sobre uma conclusão apropriada e a essência da narrativa que estamos contando. E isso remete para a prioridade de tentar encontrar a realidade nessas histórias fantásticas." |
Quem acompanha o Batman pelos longos anos de sua história ou é um grande fã do morcego, vai se sentir satisfeito com o que é servido nas 2:43 horas aproximadas de filme, na qual nem é sentido devido a quantidade de reviravoltas no filme. São colocadas no filme, várias homenagens a história do Cavaleiro das Trevas, como um vilão das HQs que não aparece mas é citado em uma piada ("...é a mesma coisa que falar que existe um corcodilo gigante nos esgotos..."), narrações que remetem a série de 1966 com Adam West! São bem colocadas e não aquelas piadinhas sem noção do filme dos Vingadores...(não é Thor? - Por que ele é o caçula!...Porra sua paquita loira!!!)
As origens dos personagens, faz total sentido e são bem colocadas no filme, até poque se fosse como as HQs não iria dar tempo para desenvolver os personagens e não teria como explicar suas ligações.
Batman/Bruce Wayne
Fiquei impressionado e satisfeito de finalmente ver um ator que conseguisse interpretar um Bruce Wayne tão bem como um Batman! (CHUPA Val Kilmer e George Clooney!!! Serão esquecidos por suas atuações estranhas do paladino mascarado ou não...devido a vergonha que fizeram!!!) Palmas para Christian Bale que me levou a ter mais respeito pelo Batman, por ter colocado na tela um Bruce Wayne real, com suas motivações e suas paranóias, na qual você fica sabendo quem usa a mascara: Batman ou Bruce Wayne.
Como todos sabem, ou deveriam saber, o Homem Morcego é um dos super heróis mais humanos, ele não veio de outro planeta, não ganhou anel mágico, não foi mordido por um morcego geneticamente modificado e muito menos sabe fazer mágicas. Como diz a máxima, o Batman é um personagem tão pobre, que só tem muito dinheiro. Motivado pelo ódio e medo, Bruce Wayne é um rapaz perdido, atormentado por seu passado, sozinho, todos que um dia ele amou, morreram em seus braços e nessa trilogia tudo isso fica muito evidente. Nolan fez um filme do Bruce Wayne com algumas participações do Batman, deixou o mais humano e plausível possível. Conseguimos sentir o desespero em algumas cenas, nos emocionamos em outras, tudo isso graças a grande atuação de Bale. Sua facilidade em ganhar e perder massa corporal é nítida, pois no início do filme, depois de oito anos “aposentado”, ele está fraco, magro, e depois de ir para prisão, volta bombado e encorpado.
Alfred
Tenho que fazer um parágrafo especial para a melhor atuação do filme, que é a de Michael Caine. Aqui ele tem um pouco mais de espaço em relação ao filme anterior, e com isso ele é o responsável pelas duas cenas mais emocionantes do longa. O que vemos ali é o amor de pai, o sentimento único de afeto que ultrapassa a barreira das convenções, e faz com que você faça escolhas duras, mas que são as que tem que ser feitas. E Caine faz essa função de maneira brilhante. Um trabalho digno de aplausos, e de lágrimas. (Sim, chorei, derramei minhas lagrimas nerd por essa obra de arte!) [Não fui criado com um pai, mas desejo ser um pai verdadeiro para meu filho como Alfred foi para Bruce. Pois nunca presenciei um sentimento de Pai e filho na vida real como vi retratado na ficção. (Me desculpem pelo momento "Novela Mexicana"!)]
Será uma enorme injustiça não vê-lo receber um Oscar de melhor ator coadjuvante.
Mulher Gato
Anne Hattaway talvez seja a grande surpresa do filme com uma Mulher-Gato bem acima de ser só um fetiche, mas uma personagem com várias dimensões. A atriz aproveita o ótimo roteiro de David Goyer e cresce em um conflito de estilos com Miranda Tate (Marion Cotillard, em atuação regular mas muito fraca em sua cena final ) sem que as duas sequer interpretem a disputa como par romântico do herói em uma cena.
Lucius Fox
Morgan Freeman recebe menos destaque do que em outros filmes, mas isso não chega a ser um problema.
Bane
As atuações do filme seguem o ponto comum das três produções, sempre uma das virtudes. Tom Hardy não repete o terror que Heath Ledger imprimiu, mas transforma seu Bane em um inimigo assustador e digno de pesadelos. Passei anos sempre criticando a banalidade do personagem nos quadrinhos e me surpreende ver que Nolan e o ator conseguiram juntar os melhores aspectos do vilão (sua origem e aspecto monstruoso) e transformá-lo em algo que jamais li. Deve ser a primeira vez que um personagem me agrada mais na telona do que em qualquer gibi que tenha lido.
Nolan
Nolan tem um mérito difícil para qualquer diretor: ritmo. Batman Ressurge tem quase três horas, mas passa muito mais rápido do que filmes com quase metade desse tempo. Além de produzir um filme tão autoral, conseguiu ser mais lúdico ou quase didático, com um filme que deixa toda a história bem amarrada. Um de seus méritos é justamente explicar coisas que vimos lá atrás, na primeira produção.
Um diretor de cinema deve estar atento a cada detalhe e é importante ver como a fotografia, trilha sonora e tantos outros fatores convergem tão bem para a história. Tristeza e insatisfação? Eu sinto apenas em ver que é o fim. Batman Begins é de 2005 e, desde então, cada saída da sala de cinema era repleta por imaginar como seria a próxima jornada. É bacana ver que mesmo sem vontade de prosseguir, Nolan coloca a deixa para uma nova trilogia por lá. Será? E sem ele, queremos isso ou é melhor recomeçar do zero?
Nota: 10
Recomendado para se ver mais de uma vez e para comprar o DVD.
Com certeza ficara eternizado na história da 7º arte!!!
Bom, quem já viu o filme, abaixo segue meus comentários com SPOILER (Conta trechos do filme) se quiser realmente ler, basta segurar o botão direto do mouse e arrastar daqui para baixo e o texto oculto aparecerá! ATENÇÃO!!! POR SUA PRÓPRIA VONTADE!!! PODE TIRAR O IMPACTO DO FILME!!!
===================================================
Por que o filme se chama "Rises"?
Porque se elevar não é simplesmente ganhar de si mesmo, não é apenas uma maneira dissipar as sombras pessoais...mas se elevar por um bem comum. Porque se elevamos, nós puxamos os outros com a gente...
Nolan fez um miscelânea de eventos, o que faz o verdadeiro fã do personagem ter que ir mais de uma vez ver o filme. O Bane quebra o Batman igual no gibi, e o filme apresenta vários eventos e personagens entrelaçados!
Pois Nolan usa o recurso do tempo para diminuir as consequências do eventos do segundo filme, onde Bruce abandonara seu uniforme. Sua retomada, faz lembrar muito Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Se você for leitor assíduo das histórias do Morcego, vai perceber citações e cenas que remetem a várias histórias fazendo um belo painel da trajetória do personagem nos quadrinhos. Uma homenagem inesquecível feita por Nolan.
Questionando algumas diferenças do filme com o que foi visto na HQ, o Batman vai com a Mulher Gato até o Bane, onde ocorre o confronto dos dois, onde vocês vão ver ver icônica cena da famosa "joelhada":
Quem conhece o gibi da origem do Bane, sabe que ele nasceu no México, dentro de uma prisão, só que o Nolan fez uma "mexida" nisso, e no filme ele viveu em uma cadeia próxima á Gotham, e leva o Batman aleijado lá pra dentro, dizendo que ali ele vai viver o que ele viveu, um mundo de dor e agonia!
Anne Hattaway, que conseguiu dar consistência à sua personagem (que em momento algum é chamada de Mulher-Gato), ela é sexy, dissimulada e completamente cativante. Algumas criticas dizem que o Batman confia nela de um modo tão fácil que não seria convincente.
O que eu acho? Presta atenção; ela sofreu como ele e tem o ideal de ajudar os menos afortunados, é carismática, cria uma empatia...uma ligação que não precisa de mais de 1h para ser explicada.
Um médico doido da prisão começa tratar do Bruce, e conta que viveu ali junto do Bane, e conta como apenas uma criança já conseguiu fugir dali! Todos de cara já pensam que seria o Bane, mas então a gente descobre que quem fugiu dali do poço foi a Talia Al Ghul, filha do Ra´s Al Ghul!
Sim meu amigo, a Miranda Tate é a Talia Al Ghul, que fugiu lá da prisão graças ao Bane, que salvou ela de ser morta pelos prisioneiros, mas que nisso teve sua mandibula e boca detonadas, e por isso ele usa a máscara, pra ficar sempre drogado e não ter dor!
E a origem do Bane é essa, e quem quer destruir Gotham é a Miranda Tate - Talia Al Ghul, como vingança pessoal pelo Batman ter matado o pai dela no filme Batman Begins!
Bem diferente disso aqui:
Durante o tempo todo somos levados a crer que o Bane era um cara fodão, inteligente e que tinha realmente dado um nó tático no Batman, minando o terreno do Morcego, e levando adiante as idéias de R’as Al Gul…
Mas se a cidade já estava livre da criminalidade, porque Bane queria destruí-la?
A resposta é que o plano do Bane não era o plano do Bane, sacam? Ele e foi usado por Talia Al Gul na qual era apaixonado, que queria na verdade destruir o Batman por vingança, por ele ter matado seu pai, e queria fazê-lo sofrer do pior modo, vendo a única coisa com que ele se importa (a cidade de Gotham) sucumbir em meio ao caos.
Isso não tirou o mérito e a excelente construção do perfil do Bane, que no final do filme se mostrou um personagem com uma louca paixão platônica, contraparte das HQs, na qual o mostra como um personagem vazio e bruto (O final do Bane poderia ter sido melhor? Não sei...em meio a tantas reviravoltas poderia ficar forçado…)
Marion Cotillard é a peça que pouco me chamou atenção porque, além da atriz não ter uma interpretação lá muito boa, em nenhum momento ela te convence de suas atitudes, além de estabelecer uma relação de confiança/amor com Bruce Wayne altamente rápida e improvável pra um cara como o Batman…pois nos quadrinhos ela se torna o grande amor do Batman e mãe de seu filho Daimen que virá a ser o novo Robin. Mas não degrada o filme em nada!
Mas ela ainda é a responsável pela grande reviravolta da história, mas que não surpreende ninguém que conheça as HQs do Batman que envolvam R’as e Talia Al Gul ou que tenha visto meia dúzia das fotos divulgadas do filme.
Achei estranho alguma criticas que li em alguns locais:
1º A quebra de coluna do Batman.
Cara?!?! Na boa véio? Criticaram o jeito que foi mostrado a recuperação do Bruce após ter sua coluna fraturada...Queriam o que? Um capitulo inteiro de 40 minutos com um médico como o House descobrindo a cura? Porra, o filme deixa claro que passou meses após o incidente e que havia no local um medico que poderia ajudar o morcego. Detalhes que são desnecessários na trama! Seria a mesma coisa querer ver todo o processo de construção das armaduras do Homem de Ferro ou ver as horas entediantes que o Brunce Banner levou para criar a máquina de raios gama. O importante é ver a motivação que Bruce teve que renovar, o medo que teve que sentir novamente e a coragem e seu instinto de vingança redobrados e amplificados ao ponto de superar suas dificuldades!
2º Tempo e explicação da história
Vi sites/blogs que falaram que o Nolan mastigou demais as informações para que não fosse preciso pensar muito e outros já falaram que os personagens foram mal desenvolvidos devido ao pouco tempo...ora?...preciso dizer mais alguma coisa..a controvérsia ai...assista e tire sua própria conclusão!!! Para mim foi perfeito...o tempo foi suficiente e os personagens tiveram sua origem bem explicadas e com coerência.
3º Comparações do Bane com o Coringa
A comparação é injusta, Bane é mais um degrau na subida de "Sou Foda" do Batman. Coringa e Bane tem motivações diferentes, agem de maneiras deferentes são inimigos diferentes. Não tem que ser melhor ou pior, tem que ser um inimigo na qual você veja o porque que o herói é herói! Porque o bem tem que se levantar diante do mal! E o filme é sobre o Batman e não sobre o Coringa...então putinhas do Coringa Vão a merda!!!
PS: O BATMAN NÃO MORRE, E O ROBIN VAI SER O NOVO BATMAN! SIM, O NOME DO JOSEPH GORDON-LEVITT É JOHN ROBIN BLAKE!
O importante é que a trilogia foi encerrada, mas deixou algumas pontas para que futuramente pudessem haver algumas continuações, talvez com o policial John Blake assumindo a identidade do Batman, ou simplesmente como o Asa Noturna, que eu acho muito mais interessante. Podem também recriar Batman: Ano Um, ou até mesmo Bruce voltar e trabalhar junto com Blake, sendo o Robin, ou, até melhor, o Asa Noturna, que com o desejo de justiça, venha a se tornar advogado.
Ao final do filme, a impressão que eu tive foi de um poema “escrito com imagens”, o caos foi dominante do início ao fim, tudo dava errado, quando você achava que poderia acontecer algo bom, alguém ia lá e chutava a cadeira para o personagem cair. Todos atos heróicos foram compensados com a morte, qualquer tentativa não obtinha o êxito. Foi um desastre bonito de ser assistido, do começo ao fim, e novamente utilizando uma máxima que fica evidente na trama, foi o que nós merecemos.
Só podemos agradecer à Nolan e Bale por fazerem o que Richard Donner e Christopher Reeve fizeram décadas atrás: nos dar o super-herói de toda uma geração. Este é o Batman, em toda sua ruína e glória, em toda a sua tragédia e… Finais felizes.
Não foi a toa que ao final do filme, todos aplaudiram de pé!
Curiosidades:
» 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge' (Dark Knight Rises) teve sua duração divulgada: 2 horas e 45 minutos! 'Batman Begins' tinha 2 horas e 20 minutos de duração, e 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', 2 horas e 32 minutos.
O prólogo de 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge' criou polêmica. As falas de Bane, vilão interpretado por Tom Hardy, são praticamente incompreensíveis no vídeo. O s executivos da Warner Bros. conseguiram convencer o diretor Christopher Nolan a fazer mudanças leves na voz do vilão. O diretor tirou ruídos do áudio, deixando as falas 50% mais definidas. Mesmo assim, a voz do vilão não será clara em alguns momentos. A complicada voz do vilão é proposital, fazendo com que o público quebre a cabeça para entender os motivos do vilão. "Chris não quer emburrecer o público. Ele quer que as pessoas pensem em seus filmes, participem.", revelou uma fonte.
» Christian Bale revelou que o personagem mais difícil de se desenvolver foi a Mulher-Gato, vivida por Anne Hathaway. "As pessoas acreditam que a personagem já foi definida nos cinemas (por Michelle Pfeiffer), mas sempre achei que esta será a mais complexa de todas", revelou. "Tenho muito orgulho da franquia que fizemos. Geralmente, produções dessa perdem vários detalhes, e aqui nesse aspecto não há nenhuma decepção", finalizou.
» O diretor Chris Nolan falou sobre a ausência do Coringa, vivido por Heath Ledger no segundo filme. "Não mencionamos o Coringa em momento nenhum. Senti que devia isso a ele devido ao relacionamento que tinhamos, e a experiência que vivi com ele durante O Cavaleiro das Trevas. Não queria de forma alguma explicar uma tragédia da vida real. Pareceu inapropriado para mim. Temos novos personagens e a continuação da história de Bruce Wayne, sem precisar envolver o Coringa", revelou.
» A classificação indicativa será o leve PG-13, para maiores de 13 anos. É a mesma dos dois filmes anteriores. O motivo é: "Seqüências intensas de violência, sensualidade e linguajar inapropriado".
» O primeiro corte tinha 4 horas de duração.
» 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge' (Dark Knight Rises) teve mais de uma hora de cenas filmadas com as câmeras de 65 mm, filme maior que o habitual 35mm. O formato permite uma melhor qualidade da imagem, e é próprio para exibição nas salas IMAX.
» Christopher Nolan é a primeira pessoa a dirigir mais de dois filmes do Batman. 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge' encerra uma trilogia, e será seu último filme na franquia, como diretor.
» Doug Jones, Joseph Gordon-Levitt, David Tennant, Johnny Depp, Neil Patrick Harris, Michael C. Hall, Hugh Laurie, Leonardo DiCaprio e James Franco foram cotados para interpretar o Charada, mas o personagem foi limado do roteiro.
» Christian Bale afirmou que ele não interpretaria Batman caso o personagem Robin estivesse no filme. Nolan concordou em não incluir Robin, uma vez que acabaria com o tom obscuro de seus filmes.
» Christopher Nolan é a segunda pessoa a dirigir uma trilogia de filmes de super-heróis, depois de Sam Raimi (Homem-Aranha).
» Kate Winslet, Naomi Watts, Rachel Weisz e Marion Cotillard foram cotadas para interpretar o interesse amoroso de Bruce Wayne. Cotillard ganhou o papel.
» A história tem referências diretas à HQ 'Knightfall', onde Bane espalha o caos em Gotham, a fim de atrair e enfraquecer Batman, e destruí-lo.
» David Goyer (que co-roteirizou 'Batman Begins' e 'O Cavaleiro das Trevas') repete a parceria com Jonathan Nolan, irmão do diretor Cristopher, e escreve o roteiro.
» Anne Hathaway ('O Diabo veste Prada') interpreta Selina Kyle, mais conhecida como Mulher-Gato. A atriz disputava o papel com Keira Knightley, Blake Lively , Eva Green, Naomi Watts, Charlotte Riley, Gemma Arterton, Kate Mara e Jessica Biel.
» Tom Hardy ('A Origem') interpreta o vilão Bane, cobaia dos experimentos com uma droga de alteração genética, altamente viciante, chamada "Veneno", capaz de dar uma força descomunal ao seu usuário, em troca de sua sanidade.
» Os personagens de Joseph Gordon-Levitt e Marion Cotillard em 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge' foram revelados, e não são nomes conhecidos das histórias do homem morcedo. Cotillard será a executiva Miranda Tate, que trabalha nas Empresas Wayne e resolve ajudar Bruce a colocar seus projetos filantrópicos em dia. Gordon-Levitt viverá John Blake, um policial que recebe uma importante missão do Comissário Gordon. Claro que os personagens podem acabar se revelando os já citados Talia al Ghul e Robin.
Algumas fontes utilizadas:
http://nerdpride.com.br/Filmes/critica-batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge/
http://blogs.d24am.com/cineset/2012/07/30/critica-batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge-de-christopher-nolan/
http://www.actionsecomics.net/2012/07/cavaleiro-das-trevas-ressurge-paralelos.html#more
http://www.cinepop.com.br/filmes/batman3-cavaleiro-trevas-ressurge.php
Bruna não é muito fã de Batman, mas gostou do seu post.
ResponderExcluirNão, eu não li 100%, mas li uns 70%, e a maior parte da leitura foi na parte branca.... rs. Como alguém conseguiria resistir a isso? Da próxima vez, coloque tudo em letras normais, vai me tomar menos tempo.... hahahahahahahaha....
LOL!!!
ExcluirPode deixar!!!
hahahahahhahahaha....
ExcluirVer os Seus posts, me dá muita vontade de escrever, mas eu tenho estado meio sem tempo. a hora que mais me da vontade de escrever é qndo estou no bus. Pq lá eu nunca tenho oq fazer.
ResponderExcluirMas isso me deu uma ideia. Esse fim de semana vou tentar ver se funciona no meu celular. assim, posso postar a maioria de lá!!!! =))))
Cunhado, continue escrevendo aqui! Eu adoro! As vezes esqueço de abrir, mas sempre que abro tem alguma coisa interessante.
obs.: vc esta salvo nos meus favoritos!!! =)
Nos veremos em breve!
Bjinhos.
Compartilho todas as sensações com vc!! rsrsrrs Adorei a foto com a camisa!! Eu ia comprar uma camisa mas fiquei com medo dos atiradores da SWAT!! rsrsr Chegeui atrasada na sessão e ainda entrei na sala errada (A Era do Gelo) de tão ansiosa!! Quase matei três que ficaram indecisos na minha frente no subway e no burguer king! Mas valeu a pena, valeu a pena ficar acordada até quase 02:00 fazendo a marmita de hj (momento Creide hauhauhau) e pegar a última sessão de ontem no Cinesystem (Queria ter ido em Guada lupe mas não deu)... o filme foi DEMAIS! Achei a mesmíssima coisa que vc achou da Miranda!! rsrsr a cena final foi TOSCA (parecia até "O Máscara" morrendo / pergunta pra Aline disso!! hauhauhuahua) e o que dizer do Alfred?! Eu quase chorei naquela cena!!! SHOW SHOW SHOW!!! Me desculpe se não deu pra entender as minhas palavras confusas e os muitos assuntos envolvidos mas eu estou eufóricaaaaaaa rsrsrsrrsrs PS: Acordei várias vezes durante a noite rsrrsrsrs
ResponderExcluirLOL!!!
ExcluirFica tranquila, sua reação foi a reação da maioria no cinema no dia em que fui!
Ah claro que vou compartilhar no face!!
ResponderExcluirValeu, por compartilhar!!!
Excluir