Low Key e High Key são técnicas que utilizam quantidades maiores ou menores de iluminação para obtenção de imagens com uso intenso de contraste. Se você pretende fazer fotografias diferenciadas e que se destacam do lugar-comum, talvez seja interessante aprender os conceitos e a maneira correta de aplicá-las. Mais que isso, a decisão de utilizar uma ou outra técnica tem grande impacto sobre o “humor” que a fotografia irá transmitir, como você verá mais adiante.
Low Key
Em uma imagem Low Key, os tons escuros dominam a fotografia, que possui contraste intenso. Em geral, é utilizada uma única fonte de luz posicionada atrás do objeto fotografado, provocando uma área predominante de sombras e enfatizando as linhas de contorno do assunto. Analisando o histograma da imagem, é possível verificar que a maior parte dos pontos da foto está do lado onde é registrada a luminosidade.
A aplicação dessa técnica causa um impacto dramático à cena retratada, sendo recomendada quando o fotógrafo deseja transmitir níveis maiores de tensão e dramaticidade.
Destaque para contornos e sombras (Foto: Reprodução)
A técnica também pode ser aplicada em fotos coloridas (Foto: Reprodução)
High KeyEm imagens High Key, como você deve ter imaginado, o comportamento é inverso. Fotografias produzidas com essa técnica apresentam bastante brilho e pouquíssimo contraste. A predominância é de tons claros e há ausência quase total de sombras.
O efeito é a criação de uma atmosfera bem-humorada e leve, ideal para transmitir sentimentos de alegria e emoções positivas.
Bastante brilho e pouco contraste (Foto: Reprodução)
Destaque para os detalhes essenciais e muita luz (Foto: Reprodução)
A tabela abaixo mostra como conseguir boas fotos com a utilização das duas técnicas:Low Key | High Key | |
Fundo | Utilize fundo escuro | Utilize fundo claro |
Fontes de luz | Use pouca luz, de preferência atrás do assunto e apenas em partes dele | Use bastante luz, natural ou não, deixando a cena bem iluminada e faça o contraste apenas nos detalhes |
Sombras | Privilegia e criação de grandes áreas de sombra | Evite o máximo possível o surgimento de sombras |
Cuidados com a exposição
Em ambas as técnicas, é necessário ter cuidado e bom senso para não criar distorções na exposição – a quantidade de luz necessária para se fazer uma fotografia. A linha que separa uma foto Low Key de uma foto subexposta (com iluminação insuficiente) é bastante tênue. O mesmo ocorre para uma foto High Key e outra superexposta (ou “estourada”, no jargão fotográfico, com luz demais). Lembre-se sempre que, mesmo aplicando maior ou menor quantidade de luz, é importante que a imagem mantenha seus detalhes essenciais totalmente visíveis e identificáveis.
Se aquela foto incrível que você havia concebido não conseguiu transmitir o efeito desejado, por não ser possível identificar os principais detalhes, verifique a iluminação corrigindo as distorções e refaça a imagem. Utilizar Low Key e High Key exige treino e podem ser necessárias diversas tentativas até encontrar o ponto ideal.
Via: http://www.techtudo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário